quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Solda de Estanho

Soldas do Estranho são ligas à base de Sn (estanho) e Pb (chumbo) em diversas proporções, nas quais podem ser adicionadas pequenas quantidades de outros elementos como Sb (antimônio), Ag (prata) e Bi (bismuto) para modificar propriedades como dureza, fluidez (em estado de fusão), etc. Também é chamada de Solda de Estanho-Chumbo, Solda macia ou Solda branca.

As ligas são designadas pelas proporções de Sn e Pb, por exemplo 70/30 significa 70% de Sn e 30% de Pb. São usadas ligas 70/30, 60/40, 50/50, 40/60, etc. Apresentam baixo ponto de fusão e podem ser empregadas com ferros de soldar ou maçaricos de GLP.

Podem ser usadas para soldagem de Cu (cobre) e suas ligas, como latão (Cu + Zn) e bronze (Cu + Sn), mas não servem para soldar outros metais, como Al (alumínio) e Fe (ferro). As Soldas de Estanho são largamente utilizadas para soldagem principalmente na eletro-eletrônica e na hidráulica .

Na eletro-eletrônica, são mais usadas as soldas em forma de fios com a liga 60/40 ou a 63/37, que é a mistura eutética, com ponto de fusão de 183ºC. As aplicações são a soldagem de componentes em placas de circuito impresso, soldagem de terminais e conectores em cabos elétricos, etc.

Para instalações hidráulicas é normalmente usada a liga 50/50, sob forma de fios, fitas ou barras, para a soldagem de tubulações de Cu.

Outras aplicações incluem a produção de radiadores automotivos e trocadores de calor industriais, à base de tubos de Cu.

Apesar das Soldas de Estanho estarem " hoje em dia" largamente utilizadas como liga, na conexão dos tubos de cobre (sem costura) destinados abastecimento de água potável na rede domestica hidráulica, isso não quer dizer que sejam apropriadas para conduzir gás liqüefeito de petróleo de uso domestico já que uma vez "expostas as chamas " não suportariam temperaturas superiores a 232ºC (ao nível do mar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário